COMO RECUPERAR ARQUIVOS E FOTOS APAGADOS DO CELULAR

Esse artigo é destinado exclusivamente para ensinar COMO RECUPERAR ARQUIVOS E FOTOS APAGADOS DO CELULAR. Tenho certeza que a maioria de nós já passou por isso, ou por erro do sistema do android, ou por descuido, dai lá se vai as fotos de momentos marcantes, videos e músicas. E quase sempre não temos backup dos arquivos, e ai o que fazer? Bom testamos vários programas e somente uma minoria teve sucesso em recuperar os arquivos com e sem acesso Root.

Isso também pode ser de seu interesse:

Preste atenção: Para obter sucesso em recuperar qualquer arquivo apagado lembre-se de não salvar nada mais no celular evite gravar pois assim pode preencher o espeço vazio onde estavam os arquivos apagados e perdendo definitivamente os dados antigos. Não esqueça também de desligar a conexão da internet para evitar atualizações.

Pronto agora você pode começar os trabalhos de recuperação.

Pelo Computador

Dessa forma não é preciso rootear seu dispositivo para recuperar seus arquivos de fotos, vídeo e audio. Pelo computador usamos dois programas o Recuva e o Wondershare Dr. Fone, que requerem acesso root mas em alguns casos conseguem rootear pelo próprio programa.

Se os arquivos que você deseja recuperar estiver em um cartão de memória micro-SD, basta conectar o cartão diretamente ao computador com auxilio de um adaptador.

Com o Recuva

  • Conecte seu celular Android ao computador;
  • Abra o programa Recuva;
  • Selecione o seu dispositivo na lista e clique em Scan;
  • Quando a busca tiver terminado, selecione o arquivo e clique em Recover.

A vezes a prévia do seu arquivo não estará disponível, mas isso é normal. Agora salve o arquivo no seu computador! Com o programa Recuva, você também pode selecionar vários arquivos para recuperá-los todos simultaneamente.

Recuva1

Usando o Recuva, você recupera dados apagados do seu Android. / © PiriformSe os arquivos estavam na memória interna do dispositivo não se preocupe. Se você ainda não habilitou as opções de desenvolvedor no seu Android vá em: Configurações > Sobre o telefone > Número da versão e clique no número sete vezes.

Depois deste processo vá em Configurações > Programador ou Opções do desenvolvedor e ative a Depuração USB. Agora é verosímil usar os programas mencionados supra.

Nota: Normalmente, para que os programas funcionem, sua memória deve estar formatada em FAT32, NTFS ou similares. Se o seu cartão de memória não for reconhecido, você pode simplesmente plagiar o teor no seu computador, reformatar o cartão de memória para FAT32, plagiar os arquivos de volta e continuar o processo normalmente.

Com Wondershare Dr. Fone

Método 1 – Como recuperar arquivos (SMS, contatos, fotos & vídeos) do Android

Com o software Wondershare da empresa Dr.Fone, você pode recuperar arquivos apagados como fotos e vídeos do cartão SD e também do dispositivo e também mensagens e contatos do cartão SIM.

Baixar versão para WindowsBaixar versão para Mac

Observações: Verifique o modelo do seu dispositivo Samsung e o SO do Android OS aqui antes de realizar a recuperação. Nem todos os dispositivos Android são compatíveis no momento pelo Wondershare Dr.Fone para Android.

Passo 1. Conecte seu celular Android ao computador

Depois de terminar a instalação do programa, execute-o e você vera a tela principal. Conecte seu aparelho ao computador, e vá ao próximo passo.

como recuperar arquivos deletados de um cartão sd android

Passo 2. Habilite a depuração USB no seu dispositivo Android

Se você não habilitou a depuração USB no dispositivo antes, você verá a tela aquém posteriormente conectar seu dispositivo. Agora você precisa habilitar a depuração USB para seguir a maneira oferecida aquém. Escolha a maneira mais adequeada para seu dispositivo:

1) Para Android 2.3 ou mais antigos: Entre em “Configurações” > Clique em aplicação > Clique “Desenvolvimento” > Selecione a opção “Depuração de USB”
2) Para Android 3.0 a 4.1: Entre em “Configurações” > Clique em “Opções do desenvolvedor” > Selecione a opção “Depuração de USB”
3) Para Android 4.2 ou mais novos: Entre em “Configurações” < Clique em “Sobre o Telefone” < Clique em “Número de Compilação” normalmente 7 x até receber um aviso “Você está no modo de desenvolvimento” < Volte à “Configurações” < Clique em “Opções do desenvolvedor” < Selecione a opção “Depuração de USB”

recuperar arquivos deletados de um cartão sd android

Passo 3. Analise e escaneie seu dispositivo Android

Antes de escanear seu dispositivo, o programa precisa analisá-lo primeiro. Clique em iniciar.

recuperar fotos deletadas de um telefone android

Depois disso, você pode escanear seu dispositivo. Ao mesmo tempo, ligue seu aparelho e clique em “Permitir” na tela. Portanto volte ao programa e clique em “Iniciar” para escanear o dispositivo. O escaneamento levará um tempo.

recuperação de arquivos deletados de um cartão sd android

Passo 4. Visualize e recupere os dados do cartão SD Android

Além de fotos e vídeos do cartão SD, o Wondershare Dr.Fone para Android te permite restabelecer contatos e sms do cartão SIM no seu aparelho Android. Você pode ver os resultados do escaneamento. Escolha o que quer e salve no computador clicando no botão para recuperar.
recuperar arquivos deletados de um cartão sd android


Método 2: Recuperar os arquivos (fotos, músicas & vídeos) do Android

 

Observações: Se você encontrou os dados que deseja com levante photo recovery, por obséquio, salve o resultado da verificação, se você quiser restabelecer mais tarde, para evitar a perda de dados.

O Wondershare photo recovery e o Wondershare photo recovery para Mac podem recuperar arquivos deletados uma vez que fotos, vídeos e áudios salvos no seu cartão midro-SD dentro do seu dispositivo Android. Adicionalmente, você pode obter uma versão de teste do Wondershare photo recovery para escanear seu cartão SD e buscar por arquivos excluídos sem remunerar por isso.

Passo 1. Conecte seu dispositivo e execute o programa

Depois de instalar e iniciar Wondershare photo recovery em seu computador Windows, você verá uma janela que lista todos os dispositivos compatíveis. Você só precisa clicar em “Iniciar”.

Observações: Por obséquio, ligue o seu telefone Android ou cartão SD Android ao seu computador e certifique-se de que ele pode ser reconhecido uma vez que um disco rígido de seu computador.

recuperar arquivos deletados de um cartão sd android

Passo 2. Escaneie seu dispositivo Android

Em seguida, o programa irá exibir discos rígidos e dispositivos de armazenamento externos, uma vez que o cartão SD Android. Para continuar, você pode selecionar o seu cartão SD Android clicando em “Escanear” para encontrar os arquivos deletados.

Observações: Se você deseja restabelecer arquivos específicos uma vez que fotos e vídeos, clique em “Opções de Filtro” para refinar os resultados.

recuperação de arquivos deletados de um cartão sd android

Passo 3. Visualize e recupere os dados do cartão SD Android

Todos os arquivos encontrados serão exibidos no lado esquerdo do programa, posteriormente a varredura. Será exibida uma lista com o nome e o diretório dos arquivos. Você pode ver o nome do arquivo para verificar se ele é o que você está procurando restabelecer ou não. Aliás, você ainda pode visualizar as fotos encontradas.

No término, você só precisa selecionar os arquivos que deseja e clicar em “Restabelecer” para salvá-los no seu computador.

como recuperar arquivos deletados de um cartão sd android

Observações: Por obséquio não salve arquivos recuperados direto no cartão SD depois do processo. Encontre uma pasta no seu computador para isto. Depois você pode tentar enviar os arquivos para o seu cartão SD Android.

Via aplicativo

Alguns aplicativos permitem realizar essa recuperação diretamente a partir do seu dispositivo Android, mas com o pré-requisito de ter o smartphone ou tablet rooteado. Podemos sugerir o DiskDigger, que recupera arquivos apagados da memória interna ou do cartão microSD.

“>DiskDigger recuperação fotosInstall on Google PlayO app funciona porquê um programa de computador: você o abre, ativa um scan do aparelho e seleciona os arquivos que deseja restabelecer. Dessa vez, você pode visualizar mais facilmente as fotos ou vídeos apagados, e o aplicativo permite que você os envie para o seu email.

Outra opção, se você tem aproximação ROOT, é o aplicativo Undeleter.

“>Undeleter for Roor UsersInstall on Google PlayAssim porquê o DiskDigger, se trata de um aplicativo muito simples.

  • Escolha de qual tipo de memória você quer restabelecer o registro (interna ou externa);
  • Selecione o dispositivo (o processo pode demorar até 10 minutos dependendo do tamanho da memória e quantidade de arquivos armazenados);
  • No final do processo você verá uma série de arquivos que podem ser recuperados em várias abas: Arquivos, Música, Vídeos, Fotos, etc. Os dados recuperados voltaram para o seu lugar de origem.

Se houver qualquer problema com a memória do seu dispositivo, pode que esta opção só funcione parcialmente. Neste caso, tente o processo com o Recuva descrito supra.

Recupere arquivos de um cartão microSD danificado

Quem diria, que um pouco tão pequenininho poderia zelar informações e arquivos tão valiosos? Pois é. Todavia, infelizmente, estas preciosas memórias ainda são muito frágeis e podem danificar-se facilmente. Mas, muito, (quase) tudo tem solução. Vamos lá.

Nota: Se seu cartão está danificado não tente formatá-lo, pois isso apagará qualquer registro que esteja em sua memória. E se você não tem certeza se seu cartão está danificado, teste-o em diferentes dispositivos. Muitas vezes o problema está no leitor e não no cartão em si.

Assim porquê para restabelecer arquivos do seu dispositivo Android, restabelecer arquivos do cartão microSD exige um programa instalado no seu computador para oriente término. Nós recomendamos o DiskDigger ou o ZAR (Zero Assumption Recovery) que é o que nós usamos para oriente tutorial.

Não podemos prometer que você consiga restabelecer 100% das informações. Outrossim, os arquivos normalmente perdem seu nome original, mas isso não deve ser um problema grave.

  • Primeiramente instale o programa escolhido no seu computador (neste caso o ZAR);
  • Insira o cartão MicroSD no computador;
  • Abra o ZAR. Neste ponto o programa pode pedir a desativação do antivírus ou programa de segurança. Caso você o faça, desligue também sua conexão à internet para evitar possíveis vírus;
  • Ao surgir uma tela com a opção  “Image Recovery (Free)”, clique sobre ela;
recuperar archivos sd danada zar androidpit
ZAR é um programa muito simples e muito útil / © ANDROIDPIT
  • Neste momento o ZAR começará a buscar uma lista com arquivos recuperados. É provável selecionar todas as imagens através do botão “Root”. Uma vez selecionados, clique em “Next”;
  • Escolha uma pasta segura para restabelecer seu arquivos;
  • E voilá! Você pode encontrar os arquivos recuperados na novidade pasta sorte escolhida na tela anterior.

Para mais informações de porquê restabelecer um cartão microSD confira o item subalterno.

  • Como consertar cartões microSD danificados

E aí, conseguiu restabelecer todos os seus arquivos? Conhece outro método para restabelecer arquivos no Android?

Sobre o Autor

Dam

Tenho 36 anos, sou casado tenho uma esposa e uma filhinha que são meu combustível. Meu objetivo é ajudar ao próximo no máximo que puder, e uma das maneiras que encontrei foi essa, compartilhando o que sei. A informação que acumulamos chamamos de: CONHECIMENTO.
O CONHECIMENTO compartilhado chamamos de: SABEDORIA.

Deixe um Comentário